sexta-feira, 9 de março de 2012

A Bíblia Fala Hoje: Entendendo Colossenses 1-15 - O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.


A Igreja tem sofrido muito com o crescimento do ceticismo e ateísmo, vem sendo bombardeada muitas vezes pela ciência que se diz exata, porém, talvez seus maiores inimigos sejam aqueles que se dizem “Cristãos”. Entretanto, mediante a toda essa perseguição que recebemos do ceticismo, ateísmo e falsos mestres que se introduzem dentro da Igreja, quero chamar atenção a um grupo que possui uma “doutrina” ao qual diminui a pessoa de Jesus Cristo, um pensamento antigo que começou com Ario (Bispo de Alexandria por volta do século IV) que dizia que Cristo era criado de DEUS, maior que os homens, porém menor que Jeová. O pensamento de Ario foi combatido ferozmente por Atanásio que criou o termo homoousios que significa substância idêntica para apresentar Cristo semelhante a Jeová, no concílio de Nicéia; em 325 Atanásio vence Ario, e os livros que apresentava a heresia ariana foram queimados, entretanto, a heresia permeia o nosso meio em pleno século XXI. Defendida hoje pelos chamados Testemunhas de Jeová que se utilizam de textos fora de seus contextos ou muitas vezes mal interpretados para fundamentar a sua “doutrina” que de Cristo é um semideus como conhecemos Hercules na mitologia grega,  uma das passagens mais utilizadas pelas Testemunhas de Jeová é a carta de Paulo a igreja de Colossos capítulo primeiro e versículo 15 que iremos analisar neste momento.
O texto nos fala que Cristo é a imagem do Deus invisível, visto que Deus nunca foi visto por ninguém, porém o filho o revelou (Jo 1-18), porém o problema não está na primeira afirmação, mais sim na segunda onde traz a palavra primogênito, vamos entender o que Paulo queria transmitir para a igreja de Colossos .
Existiam algumas heresias na igreja de colossos implantadas por judaizantes e gnósticos, que diziam que era necessário seguir as cerimônias judaicas e cultuar (adorar) aos anjos, ou seja, para eles os anjos seriam uma alta patente, dignas de adoração, Paulo, entretanto, escreve o capitulo primeiro versículo 16 e diz que todas as coisas foram criadas por ele (Cristo), ou seja, os anjos eram menores do que Cristo e também criados por ele, e apenas ele (Cristo) era digno de adoração; Paulo continua dizendo no verso 17 que ele é antes de todas as coisas e finaliza no verso 18 dizendo que ele tem a preeminência, ou seja, superioridade. Mas, como Paulo pode dizer que Cristo é eterno (v. 17) e no verso 15 declará-lo como primogênito?
Na perspectiva Bíblica nem todo primogênito quer dizer aquele que é primeiro criado ou irmão mais velho. Vejamos alguns exemplos: Davi era o filho mais novo (1 Sm 16- 11) mais foi chamado de primogênito (Sl 89. 27), antes de Israel existir já existia povos como Sumérios, acadianos, amorreus, e nos tempos do patriarca Abraão existia o Egito (Gn 12-10), porém, Israel é chamada de primogênito (Ex 4.22). Efraim é o filho mais novo de José (Gn 48.18- 19), porém é chamado de primogênito (Jr 31.9), ou seja, primogênito não quer dizer o mais velho ou primeiro criado, e sim aquele que possui a preeminência, o domínio o poder, era essa interpretação que Paulo quis dar para a igreja de Colossos; Cristo possui o domínio, o poder a superioridade, pois ele Criou todas as coisas (Jo 1,3).
Segundo ponto, faremos uma análise no original da palavra para entender um pouco mais. A palavra empregada por Paulo em Colossenses 1.15 para primogênito é Prototokos que indica preeminência ou primazia como já vimos, também tem o sentido de herdeiro de tudo (Hb 1.2), ou seja, aquele que é o DONO, se Paulo deseja-se apresentar Cristo como o primeiro ser criado por Deus, o verbo no grego seria Protoktisis, porém esses verbos nunca são utilizados em relação a Cristo. Fazendo-nos entender que Cristo é ‘sempiterno’
Terceiro e último ponto para fecharmos veremos o testemunho das Escrituras acerca da eternidade de Cristo, no período da reforma a lei áurea de interpretação foi – A Bíblia explica a própria Bíblia, e iremos utilizar desse meio hermenêutico (meio de interpretação) que é o mais seguro e correto, para ver o que as Escrituras falam acerca da eternidade de Cristo.
O profeta Messiânico Isaías em sua profecia acerca da vinda de Cristo nos diz que ele é PAI DA ETERNIDADE (Is 9.6) O apóstolo João nos apresenta a sua divindade e sua eternidade e o Verbo era DEUS (Jo 1.1), (1 Jo 5-20), ou seja, ele é DEUS, ele é Eterno. O Livro das Revelações também nos fala de sua Eternidade (Ap. 21.6), o Escritor aos Hebreus diz (Hb 1.8 e 13.8), e o próprio Cristo disse (Jo 8.58,) Ele declara: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. Eu sou no grego é Ego Eimi quando a Septuaginta (Tradução da Bíblia Hebraica para o grego) traduziu o Antigo testamento em Êxodo, quando Deus fala com Moises da sarça e diz Eu sou o que sou ( Ex 3.14 ), ela utilizou da mesma palavra em grego que Jesus utiliza; Ego Eimi, Jesus estava dizendo: Eu sou o Deus eterno que apareci para Moíses na sarça que Sempre existiu e sempre existirei, assim como Moises declarou em seu Salmo, de eternidade à eternidade, tu és DEUS (Sl 92.2).
Aqui encerramos a explicação sobre esse texto tão mal utilizado pelas seitas, espero que tenhamos entendido a verdade que Paulo e as Escrituras querem nos passar acerca de Cristo, ele é eterno, ele é DEUS.
            Que Deus abençoe a todos os leitores do blog que buscam uma vida integra a serviço de Cristo, e que possamos estar preparados para os questionamentos da nossa fé Cristã, respondendo com autoridade vinda das Escrituras.  Abraços!

Jeferson Carlos.